QUINTA DA VINHA

Situado na Região Demarcada dos VINHOS Verdes, no distrito do Porto, concelho de Penafiel, freguesia de URRÔ, a “Quinta da Vinha” existe há mais de 250 anos e a produção de vinho foi sempre a sua principal atividade.

Tendo passado por várias famílias ao longo dos anos, a “Quinta da Vinha” foi adquirida em Setembro do ano de 1970, pelo Sr. Antonino Raul da Silva Ferreira e pela sua esposa D.ª Jacinta Maria Moura da Silva.

Desde a data da sua aquisição, que o Sr. Antonino e a D.ª Jacinta trabalharam arduamente na modernização das vinhas e no melhoramento da qualidade dos vinhos até 15 de Maio de 2011, data em que se dá o falecimento inesperado do Sr. Antonino.

 Após esse momento trágico, os seus filhos, Francisco, Godofredo e Aldina, decidem dar continuidade ao trabalho dos seus Pais e tornar os vinhos produzidos na “Quinta da Vinha” uma referência de qualidade com base em todo o saber transmitido de Pais para Filhos misturado com os novos conhecimento entretanto adquiridos.
A “Quinta da Vinha” continua a apostar na modernização da adega, no melhoramento da qualidade das uvas produzidas, apostando nas castas típicas da região, assim como no aumento da área de vinha.

Atualmente a “Quinta da Vinha” tem uma área de vinha que ronda os 12 hectares da qual resulta uma produção média anual de 120.000 garrafas de vinho, distribuídas da seguinte forma: 86.000 de Vinho Verde Branco, 16.000 de Vinho Verde Tinto (Casta Vinhão), 14.000 de Vinho Verde Rosé (Casta Espadeiro) e 4.000 Vinho Verde Branco (Casta Alvarinho).

Os vinhos da “Quinta da Vinha” são comercializados no mercado com a marca “Cesto de Pedra” e com a marca “GUILHURRO”.

Os nossos vinhos são vendidos predominantemente no mercado português, mas desde o ano de 2019 que iniciamos vendas para o Brasil e Alemanha, tendo estas vindo a crescer todos os anos.

Na Quinta da Vinha estão plantadas apenas castas típicas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Neste último ano resolvemos captar alguns nichos de mercado e por isso resolvemos diversificamos a nossa oferta de vinhos, o que nos permitiu ter à disposição dos clientes os seguintes vinhos:

Vinho Verde Branco – este vinho é produzido com uma mistura de uvas das castas (Loureiro, Arinto, Trajadura, Azal).

– Vinho Verde Branco Loureiro/Trajadura – este vinho é produzido exclusivamente com uvas das castas Loureiro e Trajadura.

– Vinho Verde Tinto – este vinho é produzido exclusivamente com uvas da casta Vinhão.

– Vinho Verde Rosé – este vinho é produzido exclusivamente com uvas da casta Vinhão.

– Vinho Verde Espadeiro – este vinho é produzido exclusivamente com uvas da casta Espadeiro.

Vinho Verde Alvarinho – este vinho é produzido exclusivamente com uvas da casta Alvarinho.

Esta é uma empresa familiar, por tal motivo, todos os trabalhos efetuados nas vinhas, assim como os trabalhos efetuados na adega, tais como, receção das uvas, serviço de prensa, decantações, controlo de fermentações e organização da adega, é todo realizado pela família.

A vindima é manual, sendo feita pela família, incluindo os netos do Sr. Antonino e da D.ª Jacinta, à qual se juntam amigos e vizinhos.

Neste momento estão concluídas as obras de reabilitação do antigo alambique existente na “Quinta da Vinha” o que nos permitiu produzir, já este ano, aguardente bagaceira o qual será comercializado com a marca “Cesto de Pedra”.

Com o objetivo de diversificar a sua atividade, a “Quinta da Vinha” iniciou obras de melhoria das suas instalações e acessibilidades de forma a poder desenvolver a atividade de enoturismo, como sala de provas, visitas à quinta e adega, jantares temáticos e outros eventos.